InícioGaleriaRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Cobra

MensagemAssunto: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Dom 27 Jun 2010, 20:51

Ora cá vai o pontapé de saída...

Inicio: 9:05
Fim: 15:38
Total 6:33
Tempo de andamento: 2:10
Tempo de paragem: 4:23
Distância: 88km (Loures a Escaroupim)
Velocidade Média (andamento): 50km/h
Velocidade Máxima: 96km/h
Altitude Mínima: 357m
Altitude Máxima: -7m

De manhãzinha, como convém aos Padeiros, lá estava no primeiro ponto de encontro, onde já aguardava o beta-v e a sua Strom com espelhos recauchutados Laughing
O dia prometia estar a favor, e enquanto aguardávamos as 9h, eis que chega uma surpresa. Marco e sua poderosa, apresentavam-se ao serviço.
Fizemos-nos ao caminho, reeditando o fantástico troço entre Loures e Arruda (já feito num passeio anterior), mas desta vez com piso seco. Uma delícia!
A meio do caminho o meu GPS resolveu fazer greve, e negou-se ao trabalho. Seguiu o Marco em diante, para fazer o resto do caminho.
Chegados a Arruda (desta vez com atraso mínimo Cool ), já nos esperava o António. Mais dois dedos de prosa, e estávamos de novo a caminho, para a próxima
paragem no Carregado, onde já nos aguardavam, o Hugo e Sara. Pouco depois, chegavam o Jack e a Sónia (desta vez à pendura e de capacete novo), e
a mais recente dupla de padeiros, Gonçalo e Sónia, na sua DL novinha com 300 e poucos kms.

Felizmente e sem GPS tinha o percurso de cabeça, e seguimos todos pela nacional, até a Azambuja.
Aí chegados, virámos para a estrada das Lezírias em direcção à Valada. Logo do inicio saímos da estrada para fazer um curto estradão de terra batida
que dá acesso às ruínas do Palácio das Obras Novas.

Um local curioso, mesmo junto à foz da Vala Real, cujo a entrada se faz por uma alameda de palmeiras impressionante.
E agora o apontamento histórico que convém. Este edifício (o palácio) com fundações que remontam finais do século 18, terá sido construído
para dar apoio aos canais de enxugo aos campos de Azambuja e Santarém (da mesma altura criados por ordem do digníssimo Marquês de Pombal).
Funcionou como posto de controlo de tráfego de embarcações, pessoas e mercadorias que transitavam pela Vala Real. Ficou também conhecido por funcionar
como entreposto e estalagem de apoio à antiga carreira de vapores que fazia o circuito entre Lisboa e Constância.

A foto de família:

Regressados à estrada, com um pouco mais de pós nos costados Very Happy continuamos pela estrada das Lezírias, desviando mais acima para a aldeia avieira da Palhota.
Novamente, o acesso faz-se por estradão de terra batida, totalmente acessível.
Ao longo das margens do Tejo, podemos ainda hoje encontrar vários aglomerados, conhecidos por aldeias avieiras. O termo deriva de um fenómeno que se assistiu na
zona em finais do século 19. De facto, nesta altura, os pescadores da Praia da Vieira (Marinha Grande) deslocavam-se para estas margens em busca do sustento
que as condições do mar não lhes oferecia durante o Inverno. Primeiro sazonalmente, e depois foram ficando nesses locais com as famílias, vivendo inicialmente
em barcos, e depois, quando as condições económicas o permitiam, em barracos de feições típicas da Vieira de Leiria (e muito pouco ribatejanas), construídos
nas margens do rio. Por isso lhes chamavam de avieiros, ou também "ciganos do rio".

De notar, que nesta aldeia (Palhota) viveu durante alguns meses, o escritor Alves Redol, tendo-se aí fixado na casa do avieiro, onde terá recolhido os dados
necessários para a escrita do seu romance "Avieiros", publicado em 1942.

O pessoal já pedia almoço, mas ainda tivemos tempo de fazer mais uma paragem na Valada para cafézinho e refrescos.
Paragem da qual, por qualquer razão, não tenho fotos.

Daqui em diante, seguimos atrás do Hugo e Sara, que como habitantes da região, serviram de cicerones, nomeadamente para nos conduzirem até ao famigerado Silas,
do qual a maioria, já sentia água na boca. Para tal, foi preciso mudar de margem, atravessando o rio pela ponte D.Amélia, um pouco mais adiante da Valada.

Logo do outro lado, chegávamos a Muge, e ao esperado estabelecimento.

O espaço em si, não é deslumbrante, aliás como convém. Trata-se de um snack-bar de aspecto moderno e asseado.
Quando consultamos o menu, vem a surpresa. Eu sinceramente, estava à espera da clássica bifana enfiada no pão. E também é servida assim, mas com a denominação
de "simples", porque depois, há todo um rol de combinações, que levam em conta, presunto, bacon, queijo, ovo, cebola, etc...

Eu optei pela "extravagante" a 5€, que combinava a bifana e pão, com bacon, queijo e ovo... Divinal e muito potente.
Uma bastou, para satisfazer a minha fome. Devo dizer que não estando esfomeado, estava com apetites, e soube-me extraordinariamente bem. Sem dúvida lá voltarei
quando estiver na zona, até para experimentar as outras combinações.

Já agora deixo aqui um artigo interessante sobre o Silas, que conta um pouco a história do empreendimento e do senhor, por detrás deste:
http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=181&id=17309&idSeccao=2314&Action=noticia

Depois, decidimos ir tomar o café a outra aldeia avieira, Escaroupim. Esta fica precisamente na margem oposta à Palhota, e de lá consegue-se avistar a Valada.
É mais urbana que a primeira, e perdeu já a maioria dos seus traços originais. Mesmo próximo do cais, encontra-se um restaurante de óptimo aspecto, onde é possível
apreciar algumas iguarias do Tejo, como a enguia e o sável. Tinha pensado marcar aqui o almoço, mas os 20€ de preço médio e a proximidade do Silas, acabaram por
dissuadir-me de realizar o almoço por cá. De qualquer forma, seria lá que estaria planeado o café.
O Marco já tinha um compromisso, pelo que nos deixou aqui e, em vez do café, seguiu para Lisboa, para chegar a horas.

Geograficamente, Escaroupim, tem esta particularidade. Quem vem de Sul, faz o acesso por Salvaterra de Magos subindo até à aldeia, por estrada asfaltada.
Quem vem de Norte, tem duas hipóteses. Desce a Sul até Salvaterra, para depois voltar a subir por Escaroupim, pela tal estrada de asfalto. Ou se estiver com coragem,
encara um estradão que dá o acesso por Norte, encurtando a viagem. Quem conhece o Hugo, sabe que se faz deslocar com uma SV, que é uma naked de estrada.
Portanto, quando ele me disse que íamos fazer uma estrada de terra batida, fiquei descansado. Ainda para mais, estando todos os outros a rolar de Strom.
A verdade é que a estrada de terra batida, era mais mais uma estrada de areia, nalgumas zonas, com altura e solta. Sei que a SV à minha frente, parecia um buggy do deserto.
Mas ao espreitar pelos espelhos, percebi que o pessoal estava-se a atrasar, pelo que dei meia-volta e regressei atrás. O António e o beta-v aguardavam os restantes à
sombra. Retrocedi mais um pouco e dei finalmente com o Jack e o Gonçalo, mais as Sónias. O Jack tinha acabado de "deitar" a Strom. Digo deitar, porque se é mau andar na
areia, tem sempre esta vantagem de quando se cai não deixar marcas. Felizmente íamos devagar, e para além de ficarem com areia nos sapatos não houve estragos físicos ou
materiais. Os novos Padeiros, portaram-se à altura, sem mossas ou azares, e convém dizer que esta terá sido a primeira vez que a Strom do Gonçalo com os seus
poucos quilómetros, se encheu de pó. E que baptismo, terra, gravilha e areia. Pelo menos, o Gonçalo ficou com uma ideia do que a Strom é capaz.

Ao fim disto tudo, finalmente chegávamos a Escaroupim, e que recompensador foi o café naquela fantástica esplanada.

Meio da tarde, e altura para o regresso nas calmas até casa, depois de uma excelente matiné entre amigos, passeando pelas margens do Tejo.
O Jack e o Hugo (com as respectivas companheiras) rumavam para Norte, enquanto que os restantes se dirigiam para Sul.
Eu tinha em mente de ainda fazer aquele fantástico desvio pela estrada do Cabo, o que permitiria também acompanhar o António que daí rumaria
outra vez para Norte pela ponte de Vila Franca, enquanto eu e o beta-v seguiríamos para Sul, rumando para a Vasco da Gama. O Gonçalo e Sónia,
estavam apertados de tempo, pelo que em vez de fazer o desvio seguiriam pela nacional.

E assim foi, voltámos por aquele excelente troço que atravessa a Lezíria, particularmente bonito e agradável de fazer nesta altura com os campos carregados de verde e um
cheiro próprio de cultura que paira no ar.

Junto à estalagem, despedimos-nos do António, seguindo, eu e o beta-v em direcção a Porto Alto. No caminho, ainda vimos um gigantesco saca-rabos (muito comuns nesta região) metido na sua, a atravessar calmamente a estrada.

Já próximo de Alcochete separei-me do beta-v, atravessando a Vasco da Gama de regresso a casa.

A todos, muito obrigado pela vossa companhia!

Cumps!

Última edição por Cobra em Ter 29 Jun 2010, 08:18, editado 14 vez(es)
beta-v

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Dom 27 Jun 2010, 21:19

Eu cheio de pontos na boca, estava a ver que não conseguia dar a volta à extravagante mas não se ficou a rir hehe muito bom!

Cumps
Drifterman

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Dom 27 Jun 2010, 23:40

Bom então é assim...não estando prevista a minha participação neste evento a coisa lá acabou por se concretizar...pensei eu scratch 3 Padeiros a sair de Loures pela serra direito á Arruda e só com um GPS hummm isto ainda vai dar barraca, olha se o GPS dá o berro affraid o melhor é levantar-me e ir ter com eles senão ainda temos de formar um grupo de busca dos Padeiros para os ir resgatar Twisted Evil então por volta das 8h30 lá estava eu no ponto de encontro para me juntar á malta. Bom o resultado foi uma manhã muito bem passada com excelentes paisagens e estradas ( desculpem o pó Twisted Evil ) e excelente convivio como já é habitual, de salientar também a apresentação de mais um casal de Padeiros, o TraitasDL aka Gonçalo e a Sónia, mais um casal que penso poderá encarnar muito bem o espirito dos Padeiros..foi um prazer cheers . Despois do excelente repasto no Silas em Muge ( bela a bifana Mokóto ) tive de abandonar a malta e regressar (a dar barrote) a Loures para compromissos familiares. Muito obrigado ao Cobra pela organização Very Happy

Bom deixo aqui o meu registo deste dia...no Youtube e para quem quizer ver as fotos com mais calma o link do albúm no Picasa.

http://picasaweb.google.pt/johntravolta69/MatineABeiraTejo?feat=directlink
http://omeumotodiario.blogspot.com
Cobra

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Dom 27 Jun 2010, 23:56

Grande montagem com uma excelente selecção de fotos! Tens jeito pá!

Um dia muito agradável entre amigos.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 00:05

Boas

Fotos da minha parte não há, o raio da máquina ficou a dormir Rolling Eyes .

Foi um dia espectacular, teve um pouco de tudo, é mesmo deste tipo de eventos que gosto, quebra a monotonia do alcatrão. A companhia foi da melhor, com novos padeiros.

O kadella por mim está aprovado para escolher uns caminhos de terra, quando os houver, não esquecer que ele tem uma 1000 de estrada e ia com pendura, logo como vêem, o grau de dificuldade não podia ser elevado Laughing Laughing Laughing , não fosse aquele estradão de areia, eh, eh Laughing Laughing Laughing

Cobra

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 00:11

António Carvalho escreveu:

...
O kadella por mim está aprovado para escolher uns caminhos de terra, quando os houver, não esquecer que ele tem uma 1000 de estrada e ia com pendura, logo como vêem, o grau de dificuldade não podia ser elevado Laughing Laughing Laughing , não fosse aquele estradão de areia, eh, eh Laughing Laughing Laughing

Sabes que o rapaz tem um kit de unhas daqueles... polivalente, como já não se encontra.

cheers cheers cheers

Só sei dizer que naquele caminho de areia sumiu à minha frente!

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 00:23

Caminho de areia Question Question ainda se andaram a divertir sem mim Evil or Very Mad e pó Question havia pó Twisted Evil
http://omeumotodiario.blogspot.com
Jack

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 10:09

Bom pessoal aqui vai o meu pequeno contributo fotográfico.
Sobre o passeio foi muito porreiro como é costume, boa companhia, boas paisagens, maus caminhos Twisted Evil Twisted Evil o de areia que tive de deitar a Strom (isto de andar na areia com pendura não é facil principalmente quando o beta-v vai na frente com os pé a levantar pó) mas saiu tudo ileso a moto e os ocupantes e para finalizar as belas bifanas que tive de fazer um sacrificio e provar e excenlencia e a mokotó.
Dar as boas vindas ao Traitas e à Sónia espero que tenham gostado.

Aqui vai as fotos:

O pantanal(com a água desta cor)

No Palácio

Na Aldeia da Palhota

Escaroupim nas despedidas

Está na hora da banhoca bounce bounce bounce
Bento

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 13:13

Cobra para quem estava com medo de não haver quórum para o passeio, até acabou por ser um passeio muito bem composto.

Paulo, a tua mota fica diferente com espelhos Very Happy nem parece a tua. Acostumei-me a vê-la sem os espelhos no meu retrovisor Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Aos novatos, espero que este seja o primeiro de muitos passeios e espero que continuem a sentir-se bem cá por esta casa.
beta-v

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 13:36

É verdade, a minha mota já tinha espelhos e os meus óculos de Sol já tinham as duas lentes, foi um dia completo.. areia, pó e alcatrão.

Fiquei impressionado com a facilidade com que a SV1000 do Hugo atravessou a estrada de areia, arriscaria a dizer que foi a melhor mota a fazê-lo, ao passo que eu ia abrindo valas com os pés o que motivou ainda mais dificuldades para os que vinham a trás. Marco perdeste esta parte de estrada com areia, ficarias muito satisfeito após de a terminar .. mas só mesmo após. Razz

Cumps
lingerie_boy

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 14:22

Como seria de esperar, um passeio impecável.

Parabés a tod(a)os!
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 15:02

Mais um excelente passeio, com uma estreias à mistura....

Com muita pena ñ ter podido ir, fica para a próxima..... pêra aí, a próxima é minha Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil a ver se ñ falto

Abraço
Cobra

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 15:52

Crónica actualizada com texto e alguns apontamentos históricos dos locais por onde passámos.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 19:42

Bento escreveu:
Cobra para quem estava com medo de não haver quórum para o passeio, até acabou por ser um passeio muito bem composto.

Pois é, mas estás a esquecer-te que o passeio teve de mudar de formato, não fosse isso, seriam 3 motas, no máximo 4, se o Marco aparecesse (coisa que acredito sucedesse).

Fizemos talvez 1 ou 2 kms fora do asfalto, quando estariam previsto uns 20kms (o de Montemor, que julgava tinha sido do agrado, também andou nos 20k e contou com 9 motas).

O próximo que tenciono fazer nessa zona será o originalmente planeado, mas vou ter o cuidado de o apalavra com um grupo restrito de participantes, não volto a cair na mesma cena.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)   Seg 28 Jun 2010, 22:00

Laughing Tudo em grande a padeira e o padeiro adoraram e querem mais bounce

Excelente em tudo, devíamos criar um fundo para limpeza das bichanas gastei uma pipa de massa na renovação do brilho. What a Face

Obrigado a todos pela recepção e um especial ao Jack por me ter trazido a esta maravilhosa família.

Matiné à Beira Tejo (27/06/2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» I Concentracao de Motas & Motorizadas Antigas & Novas de Vila Cova - Barcelos (2010)
» treino
» Canis de Epagnuel Breton
» Corrida do Tejo 2010
» Relato Montaria Moimenta da Beira

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Crónicas de Passeios-