InícioGaleriaRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Solo trip... a saga continua...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cobra

MensagemAssunto: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 09:04

Crónica única, em duas partes de duas viagens realizadas recentemente...

Alguns já conhecem as fotos do facebook, outros não. E porque também acho que as crónicas aqui devem estar... Então vai disto...

12/09/2010, Segredos da Figueira...

A noite da véspera foi longa, e como tal acordei pelas 11 e picos da manhã, o que me impediu de juntar-me aos Padeiros na volta às Berlengas, com muita pena minha.
Mas também não tinha planos de ficar por casa. Pelo que depois de acordar, tomar banho, comer qualquer coisa e estudar uma rota... Às 12h já estava na estrada com uma caixa de barras de cereais e 1lt de isostar na topcase.

O destino seria os arredores da Figueira da Foz. O caminho escolhido para cima seria, a A8 seguida da A17, saindo para Ribeira de Seiça.

Quem me conhece, sabe que pratico regularmente esta actividade denominada por geocaching. Na mira tinha 5 locais de geocaching para conhecer, todos eles prometedores.

O primeiro ponto, localizado em Seiça, mais propriamente no Mosteiro de Santa Maria de Seiça. Algo de espectacular. Trata-se de um local místico onde se erguem ainda as ruínas imponentes de um Mosteiro da ordem de Cister, com fundações datadas do século XVI. Com a extinção da ordem, foi adquirido em 1834 por particulares, sendo transformado nessa altura em fábrica de descasque de arroz. Finalmente chegou aos nossos dias, no lastimável estado que poderão ver.

Exterior do mosteiro:

Alguns pormenores da fachada:

Entrar e andar lá por dentro não é para os mais fracos, pois tudo ameaça ruir, mas lá explorei parte do seu interior e consegui tirar umas fotos inspiradoras.

Interior:

Mesmo à beira existe um pequeno bosque que cria uma sombra com um efeito luminoso peculiar, achei que seria um bom cenário para uma foto da Strom, e não estava enganado.

Por esta altura já andava de sorriso de orelha a orelha. É que depois de 200 e muitos kms de autoestrada, andar por estes locais de duas rodas é revigorante.
A paisagem, o cheiro, o vento, tudo é mais vivo.

Mas bom, tinha o tempo contado, de modo que tive de seguir para o próximo destino, uma passagem curta por Paião, a aldeia dos alfaiates.

Não deslumbra. Não fosse a curiosidade, seria mais uma pequena aldeia num tarde domingueira demasiadamente tranquila. De modo que não me demorei, e segui em direcção a Figueira e às margens do rio Pranto.

continua...

Última edição por Cobra em Seg 20 Set 2010, 19:59, editado 1 vez(es)
Cobra

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 09:05

O próximo destino seriam as margens do Rio Pranto, mais propriamente, as ruínas do moinho de maré da Quinta do Canal.

Para lá chegar, vai-se pelo Bizorreiro, em direcção aos arrozais.

A paisagem é fantástica, e os primeiros kms até à comporta são ainda de alcatrão, ainda que um pouco maltratado.

Antes de chegar à comporta, ainda parei para poder observar a imensidão de papiros que ladeiam a estrada.

Alameda de papiros:

Depois fiz outra paragem na comporta (datada de 1944) que marca os limites da quinta.

Ainda me fartei de rir quando vi este anuncio pregado à lateral da comporta:

Mas já estive a ver, parece que é uma variedade e, existem mesmo...

Siga caminho...

Passando os marcos da quinta, a estrada passa a estradão em boas condições.

É tempo de faina, e vê-se um pouco por todo o lado as ceifeiras a recolher o arroz.

O meu navegador queria que eu desse uma grande volta, mas tinha o percurso estudado mais ou menos de cabeça, e sabia que este ladeava o rio
Assim, às tantas fui seguindo o que me parecia mais razoável... E não tardou que chegasse ao objectivo, o moinho das 12 pedras.

O moinho de maré parece ter sido alvo de algumas obras de recuperação, no entanto o seu interior ainda carece de um sério cuidado.
Aqui não me atrevi a visitá-lo, pois quem os conhece minimamente, sabe que os rodízios do moinho estão por baixo e que este está suspenso por cima.

O local goza de uma tranquilidade única, o que com a proximidade da cidade da Figueira é bem curioso.

E bom, teria de fazer o regresso.

continua...

Última edição por Cobra em Seg 20 Set 2010, 20:01, editado 1 vez(es)
Cobra

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 09:06

Apesar de estar apertado de tempo, consultando o relógio, ainda haveria tempo para mais uma visita.

Não muito longe do Bizorreiro, encontra-se o Corredor da Cobra, local conhecido pelas suas salinas.

Por lá se encontram alguns percursos pedestres assinalados e um pequeno museu do sal. Foi no estacionamento deste que deixei a minha monta, e que bem ficou na foto.

Lá chegado arrumei o equipamento e fui passear pelos talhos da salina.

No tempo quente, a evaporação é muito forte e há sal que cristaliza em cristais tão finos que flutuam à superfície do talho. É este sal muito branco (pois nunca assenta na argila) a que se chama a "flor do sal" e que é vendida a 1€ o kg.

Flor do sal:

Mais uma fotos das vistas:

E pronto, já não houve tempo para visita o museu, fica como desculpa para uma próxima visita.
Era tempo de me fazer à estrada, e desta vez pretendia fazer o regresso por nacionais até à Tornada. E que bem me soube...

Mesmo quando estava a chegar a casa, vindo pela CREL, avistei um fulano numa TDM.
Por instinto, juntei-me a ele. Habitualmente faço isto, sempre se rola mais protegido quando vamos em grupo.
Mas o tipo não devia estar habituado, e deve ter achado que estava ali a desafiá-lo e, deu-lhe acelerador... Enfim, deixei o ir...

Domingo em grande. Mota, máquina fotográfica e estrada pela frente.

Cumps!

Última edição por Cobra em Seg 20 Set 2010, 20:03, editado 1 vez(es)
Cobra

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 09:06

18/09/2010, Rio acima...

Mais um fim de semana com tempo promissor, há que aproveitá-los...

Na véspera tinha pensado fazer uma grande tirada, havia dois ou três spots de geocaching, daqueles de cair os queixos que queria visitar.

Vários contratempos de manhã, fizeram-me perder a agenda desejada, pelo que mudei de estratégia e optei por rumar Tejo acima, até onde o horário o permitisse.
Ribatejo, zona que muito prezo e que me vai sempre encantando cada vez que a visito.

Desta vez, a subida seria feita pela margem Sul, a Norte já a conheço bem. A passagem do rio deu-se em Vila Franca de Xira, e claro não resisti a fazer aquele
fantástico troço da estalagem do gado bravo, lezíria adentro.

Por esta altura apanha-se o tomate e prepara-se a vindima. As estradas nalguns sítios estão pejadas do dito legume, e muitos sãos os camiões na estrada que o transportam.

Em Muge, aviei logo ali uma "extravagante" no café do Silas (quem foi à matiné no Ribatejo, lembrar-se-à da "extravagante", uma bruta bifana, com queijo, bacon e ovo montado...).

Depois, rumo a Norte, com uma curta paragem em Benfica do Ribatejo.

Perto de Alpiarça, desviozito até ao Patacão. Uma antiga aldeia avieira abandonada nos anos 80.
O termo avieiro deriva da Vieira de Leiria. Era daí que, alguns pescadores para fazer face aos piores meses de pesca no mar, se deslocavam para as margens do rio Tejo para a pesca do sável
e de outras espécies fluviais. Inicialmente vivendo nos próprios barcos, foram-se fixando nas margens, montando contruções palafíticas de barracos de madeira.
Esta fora uma dessas aldeias, que infelizmente se extinguiu. Existem planos da autarquia para a recuperação do local, a ver vamos...

O local é verdadeiramente fantástico. Os barracos ainda lá estão, alguns a cair, outros ainda com o interior perfeito.

Ainda me atrevi a entrada num deles, mas com algum receio de vir parar ao chão.

Logo perto, seguindo-se o estradão, vai-se dar a uma fabulosa praia fluvial, deserta e praticamente intocada.

Enganado pelo aspecto liso do areal, e procurando a foto perfeita, atrevi-me a levar a Strom junto à água.
Erro crasso! Atasquei logo a roda de trás, ao ponto da Strom se segurar sozinha de pé... Mas nada de grave.
Desmonta e dá-lhe acelerador. Num instante tinha dado meia-volta e colocado de novo, a Strom em terra firme. A bifana do Silas é que já se tinha ido...
Fiquei com a impressão que estes pneus "esgravatam" mais que os de origem... Não lhes vi a pressão, mas já andei por areia com os outros e safei-me bastante bem.
Provavelmente terá sido mesmo a consistência da areia, que mais parecia açúcar...

Depois de deixar tranquilamente a Strom à sombra, fui tirar mais umas fotos.

E siga rio acima...

continua...

Última edição por Cobra em Seg 20 Set 2010, 20:09, editado 1 vez(es)
Cobra

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 09:07

Próxima paragem, Tancos... Mas do lado Sul.

Junto ao Arripiado, existe uma espécie de miradouro que proporciona uma vista única sobre o rio e a vila.

A poucos metros deste, há outro miradouro, mas sobre Almourol, ou mais propriamente, sobre o seu Castelo.

Esta é com certeza a melhor vista que me foi dada a ver, deste que é, um dos mais bonitos Castelos do nosso país.

Por várias ocasiões, na outra margem, tinha avistado este miradouro. Está todo arranjado de fresco, e conta com um bar e esplanada que convida a ficar.

Um local verdadeiramente agradável, e a vista... Bom, é o que se vê.

Várias fotos tiradas, uma frize de limão nos queixos, e siga rio abaixo pelas nacionais, que se faz tarde.

Voltinha reduzida (300 e poucos kms), mas que soube como se fosse uma grande.

Cumps!

Última edição por Cobra em Seg 20 Set 2010, 20:10, editado 1 vez(es)
Bento

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 15:01

Grande Daniel. Não paras. Assim vale a pena.

Excelentes fotos. Fernando organiza lá a 2ª edição do concurso de fotos que há aqui algumas para entrar Very Happy
BLIST

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Seg 20 Set 2010, 16:26

Que barrigada motociclista! cheers
krizz

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Sex 24 Set 2010, 11:54

Que belas fotos!!!!!

Obrigada.
André Lino

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Sab 25 Set 2010, 01:23

Ao tempo que já estou para ir À figueira.... tongue

Excelentes fotos! Cool
xltuga

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Qua 29 Set 2010, 03:39

Boas.

Ou é da máquina ou do fotógrafo. Mas estas fotos estão um espectáculo Wink

Um passeio muito simples e bonito!

Cumprimentos
Bento

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Qua 29 Set 2010, 13:26

xltuga escreveu:
Boas.

Ou é da máquina ou do fotógrafo. Mas estas fotos estão um espectáculo Wink

Um passeio muito simples e bonito!

Cumprimentos

Se calhar nem de um nem de outro. Pode ter sido só sorte lol! lol! lol! lol!
beta-v

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Qua 29 Set 2010, 14:13

Este tópico está carregado de material para Óscar.

Parabéns.

Cumprimentos

João Gordo

MensagemAssunto: Re: Solo trip... a saga continua...   Qua 13 Out 2010, 11:20

Boas

Estives-te tão perto da minha casa para a próximadiz qualquer coisa.
Estão muito fixe as fotas.

Solo trip... a saga continua...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Trip passou-se...
» Cartuchos SAGA 32g N.º 8-Opinião!?
» Trip Estouro no Norte......!
» 1º voo solo...
» Barulho do atrito do pneu com o solo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Crónicas de Passeios-