InícioGaleriaRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Coimbra pelas Serras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ruimbarradas
Padeiro-Mor

MensagemAssunto: Coimbra pelas Serras   Sab 23 Out 2010, 23:48

Olá a todos,

Esta semana deu-me novamente a pancada de fazer uns Kms, mas mais uma vez não estava afim de organizar nada. Queria sair, sem ter almoço marcado ou hora para almoçar. Nem sabia se ia almoçar mesmo, ou apenas comer umas bifanas. Não queria ter hora para voltar. Queria sair apenas com duas ou três motas. Caso não arranjasse companhia, ia sozinho!
A coisa estava tão mal organizada, que na Quarta-Feira ainda nem eu próprio sabia para onde iria rumar no fim de semana.

Em conversa com um amigo meu que esteve presente no passeio de Sintra, sugeri-lhe uma volta por Arraiolos, Estremoz e Sousel. Ele argumentou que queria ir às compras a Badajoz. Parece impossível, mas este tem uma pancada ainda maior que a minha. Twisted Evil
Como ele trabalha por turnos e acabou por não conseguir uma troca para Sábado, acabei por meter na cabeça que hoje ia almoçar a Coimbra.
De uma forma muito em cima do joelho, comecei a falar com algum pessoal. Desta vez, apenas o Marco e o Daniel acabaram por embarcar nesta maluqueira.

O ponto de encontro foi marcado ontem à tarde. Apenas sabia que nos encontraríamos às 7H45. O café tanto podia demorar 5 minutos, como 2 horas.

Acabámos por sair da Repsol da 2ª Circular já passava das 8H30.
Seguimos caminho pela A1 e A23 até ao Entroncamento. Dali subimos em direcção a Ferreira do Zêzere e depois para Dornes.
A chegada a Dornes fez-se sob algum nevoeiro que trazia como companhia um frio do caraças. Já nem sentia as pontas dos dedos. Laughing

Aqui a 1ª paragem em Dornes:

Quando voltarem a andar de mota, tendo o Marco como companhia, de imediato deixarão de dizer que o meu Devil tem um bom ronco.
Mas a verdade é que cada vez gosto mais deste escape. Conduzindo em baixa rotação, e fazendo bastantes passagens de caixa, dando uns toques no acelerador, parecem pipocas! Twisted Evil

Pouco depois de passar Cernache do Bonjardim, eis que a minha V-Strom atinge uma marca "mítica".
Venham outros tantos. Cada vez gosto mais desta mota. Nunca nos deixa ficar mal. Obrigado aos "inginheiros" que a desenvolveram.

Numa paragem para desentorpecer as pernas, aqui estavam os meus dois companheiros de viagem em amena cavaqueira.

Aos comandos do maquinão:

Depois de um pequeno desvio, que nos proporcionou um cruzamento com dois veados de bom porte What a Face , chegámos às Represas / Piscinas Naturais da Louçainha:

Saindo da Louçainha e quando o GPS teima que não há outra alternativa... scratch

Pois é, o xaruto do Marco decidiu que não passava naquele bocadinho de pedras. Motas finas... Enfim, para além de ter que estar sempre a parar para esperar por ele a cada 4 curvas que fazia, quando apanhou um bocadinho de pó, negou-se logo a seguir caminho!!! [NOT] Laughing Laughing Laughing

Agora a sério, grande motão que o Sr. Marco ali tem . Nunca se nega a nada. Curvas, terra, estradas em obras... papa tudo o que venha!

Já depois de almoçar à entrada de Coimbra, tivémos que ir até à baixa da cidade para esticar as pernas e desmoer aquele repasto. Wink

A chegada à baixa da cidade:

Passeando pela Praça 8 de Maio:

As ruelas da baixa de Coimbra:

Praça do Comércio:

E a despedida da cidade, passando à porta da Câmara Municipal:

No regresso a casa, e antes de passar pela Figueira da Foz, tempo ainda para uma paragem em Tentúgal para que mais tarde pudéssemos adoçar a boca às Marias. Eu pelo menos, se chegasse a casa de mão a abanar, certamente que dormia no sofá.
Mais um caminho de terra e outro municipal a acompanhar a foz do Mondego e lá passámos nós juntinho da Figeira da Foz. Agora lamento-me por não ter tirado fotos, pois a paisagem, valia "o rolo"! Wink

Já depois de passar a Figueira da Foz, ao chegar à localidade de Carriço, virámos em direcção a Vieira de Leiria. Quando começo a reconhecer o caminho, lembrei-me que o tinhamos feito no sentido inverso, aquando da ida a Aveiro. Sim, esse mesmo... aquele caminho que tinha 3245 buracos por metro quadrado.
Quando já me preparava para voltar para traz, deparo-me com um tapete novinho e ainda por marcar. Foi uma agradável surpresa, mas que durou pouco. Alguns Kms à frente, acaba o alcatrão e começa um estradão se assim se pode chamar, que um dia dará lugar a um novo tapete. Lá tivémos nós que fazer mais um teste à Kawa do Marco. lol! E não é que ela até se safa?

Resumindo, foi mais um dia muito bem passado, com dois compaheiros com os quais é sempre um prazer viajar. Já tinha saudades de rolar com o Marco.

Nestes 533 Kms tivémos de tudo, desde AE, nacionais, municipais, terra, serra, curvas, boa comida, excelente companhia... Enfim, que mais se pode querer para um Sábado bem passado?

http://www.comandopadeiros.org
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 13:58

Pois é, estou a ver em quanto uns estão a dar ao cabedal, outros divertem-se à grande..... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Excelentes fotos e a voltinha, bem boa, com um tempinho maravilha.

Abraço
Bento

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 16:17

Excelente. Um passeio por uma cidade que curto mesmo bués Very Happy

Grande passeata :d
Cobra

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 17:00

Excelente passeata entre bons amigos... Boa companhia, dia excelente, estradas fantásticas e gastronomia a condizer.

O amigo Rui tinha-me dado um toque que no próximo fim-de-semana estava capaz de ir contribuir para imposto sobre combustíveis, e eu é claro, predispus-me logo.
Com o aproximar de sexta, foi me dizendo que a volta poderia ser no sábado, lá para os lados de Estremoz.

Já de véspera fiquei a saber, que o objectivo seria antes os pastéis de Tentúgal... Na verdade, era-me indiferente, nem que fosse para a China, lá ia eu.
Depois da última volta bem molhada estava mesmo era com vontade de aproveitar um belo dia de Sol.

De modo que lá estava eu de manhãzinha no ponto de encontro, onde também já se encontrava o Marco com o seu magnífico ferro.

Ainda não tinha tido oportunidade da ver ao vivo. Não tendo genes "gringos" é uma verdadeira peça de museu, que conjuga na perfeição a tecnologia moderna com o saudoso look das míticas Indian.
O pormenor do guarda-lamas dianteiro que cobre generosamente a roda, as malas esguias pintadas à cor em estilo pré-guerra. A roda alta e gorda. A predominância da cor, em vez dos cromados.
E o striping de uma ponta à outra (ok, em autocolante, mas é um pormenor que está lá), são detalhes que distinguem esta chopper das "outras".
Isto tudo, aliado ao melhor que os japoneses conseguem fazer, distribuição por árvore de cames à cabeça e um conjunto de amortecedores capazes, tornam esta máquina, apaixonante mas racional.

Depois de dois dedos de conversa, seguimos pela A1 em ritmo tranquilo, saindo em Torres Novas.

A partir daí, foram uma série estradas fantásticas até Coimbra. A primeira paragem fez-se em Dornes, um local de vistas sobre o Zêzere sempre bonitas.
Bonito mas ainda fresco aquela hora do dia, e o pessoal batia o dente.

A máquina mai linda!

As três da vida airada.

Zêzere.

Saindo de Dornes, rumando a Norte, continuava a desfilar à nossa frente umas estradinhas pela serra de qualidade extrema.

Durante um abastecimento, lembrei-me de colocar a câmara na Drifter do Marco. Ficou presa em cima do manómetro, com a ventosa.

Já pude ver os videos, e o ângulo é bastante bom. Apanha um pouco do guiador, e pela primeira vez, consegui me ver no meu próprio filme!

A estrada continuava boa, não só pelo traçado, mas pela paisagem, que nesta altura de Outono assume umas cores amenas e únicas.
No caminho, volta não volta, tínhamos literalmente de rolar sobre as castanhas caídas na estrada... Está na altura.

O Rui que seguia à frente, por pouco não foi abalroado por duas corças enormes que atravessaram a estrada a galope...
Eu ainda consegui ver uma a escapar... Provavelmente estariam em pânico pelo estouros da Kawa... Aliás, viciantes.

Mais uma paragem na represa da Louçainha, onde por lá se encontra um complexo de piscinas naturais. Local muito bonito.

No regresso à estrada, o TomTom resolveu inventar, e meteu-nos por uma estada de terra...

O Marco, não se negou ao trabalho e seguiu à minha frente... Às tantas a coisa ficou mais exigente, e depois de espreitar o caminho a pé
achámos que o "atalho" não valeria a pena... Aquilo, nem para as Strom era confortável, quanto mais para a Drifter. Mas não me admirava
que o "Travolta" a levasse até lá acima sem espinhas... É que com as unhas certas, o tipo de mota é só um detalhe.

Mais estrada boa, cheia de curvas e cenários bonitos a acompanhar... Que chatice Very Happy

Eu que vinha atrás da Drifter, ia ouvindo as gasadasr, que são desconcertantes... Aquilo vicia Very Happy
Sei dizer que vi o Marco fazer aquelas curvas todas para cima e para baixo, com à vontade e facilidade extrema... Tenho tudo em vídeo para
quem quiser confirmar!

Finalmente chegávamos a Coimbra por volta das 14h. Já estava na hora, pelo que deixámos a visita para depois do almoço, que seria no Dona Elvira.
A fome era muita, mas as doses também... O Marco mandou-se ao cabrito (abundante naquela zona) e eu e o Rui seguimos para a vitela com molho de alho.
Tudo muito bom e em quantidade suficiente para nos deixar fartos.

De barriga cheia, nada melhor que parar na zona histórica e caminhar um bocado.

Regresso às burras, e siga para os pastéis.

E chegávamos a Tentúgal, a Pousadinha, a pastelaria onde a variedade de doces abundam, difícil é escolher.

Com as tops recheadas, seguimos para a Figueira.
No caminho, tinha pensado num desvio ao IC, que passaria por uma passagem pela ilha da Ereira e depois ladear o Mondego até à Foz.

A Ereira, demos com ela, mas a estrada junto ao Mondego é que nos escapou... Só mesmo depois de fazer um troço de terra (novamente
a Drifter em grande) é que apanhámos o final da dita estrada. Ainda andámos uns metros lado-a-lado com o rio, mas soube a pouco.

Da Figueira, seguimos junto à Costa, fazendo o circuito das praias, já com o dia a cair...
E se o Marco achava que a Kawa não iria sujar mais as rodas, enganou-se. Aqueles acessos estão num grande reboliço, aquilo é uma mistura
de alcatrão fresco, estradão esburacado e cascalho... Mas lá se fez, e já com a noite posta chegávamos à Nazaré.
Daí o regresso seria feito pela A8. O Marco informou-nos que faria uma paragem ainda, para esticar as pernas, eu ainda pensei fazer-lhe companhia
mas o adiantado da hora fez-me seguir com o Rui.

À saída da A8 para a CREL, um estupor numa Sharam quase se atravessou à frente do Rui, por ter falhado a saída... Felizmente foi só um susto.

Um dia fantástico, com uma luminosidade fabulosa que enaltece ainda mais as cores de Outono dos belos caminhos que fizemos pela Serra.
Um percurso muito agradável, pela batuta do mestre Barradas.
A possibilidade de voltar a andar com o "Travolta", que já não acontecia desde Junho.

Tudo é que preciso para recargar as baterias e fazer frente à próxima semana.

Cumps!

ps: André, tenho quase a certeza que cruzei contigo junto ao semáforo da igreja de S.Domingos de Rana pelas 20h30... Um tipo alto, numa Strom Branca de capacete branco na zona... só pode... Very Happy

Última edição por Cobra em Dom 24 Out 2010, 22:03, editado 2 vez(es)
Max

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 18:15

Muito fixe esse passeio. Foto lindas.

Ó sr. Cobra que é isso, agora é só fotos com "desvanecimento", tás ar mado em fotógrafo ó quê? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

HEHEHE sabes que estou a brincar muito fixes as tuas fotos. Laughing
Drifterman

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 22:07

Ora bem, então cá vai a minha versão da coisa....chamada de ultima hora à qual respondi afirmativo e lá apareci eu de manhã bem cedo na Repsol do Aeroporto, já lá estava o Rui o Cobra claro chegou depois, também com tanto gadget e roupa para vestir é normal que demore mais um pouco Twisted Evil ... bem lá arrancamos nós então, com a evidente preocupação dos colegas para com a minha montada...a que velocidade devemos circular, será quer o caminho é suficientemente plano e direito, de quanto em quanto devemos parar, e os consumos e será que ele aguenta tantos km num ferro daqueles.. confused .... bem eles que respondam, na minha opinião isto não foi mais do que um teste para ver as reais capacidades do conjunto para futuros passeios dos Padeiros.. Laughing
Brincadeiras à parte, excelente dia, passado com amigos, boa comida, excelentes paisagens e claro muitos km à mistura.... e barulho uii o Rui virou um belo arruaceiro, deixei os companheiros a cerca de 50km de casa pois tive de fazer uma paragem estratégica para largar carga ao mar...deixo então a minha foto-reportagem para mostrar a minha perspectiva do dia.

http://omeumotodiario.blogspot.com
beta-v

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 22:36

Altamente!

Um gajo a bulir e vocês a passear .. Evil or Very Mad

Cumps

Jack

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 23:29

beta-v escreveu:

Altamente!

Um gajo a bulir e vocês a passear .. Evil or Very Mad

Cumps

Depois ainda dizem: ah e tal és trabalhador do estado.....
mas vocês a passearem e eu a bulir, tá male What a Face
ruimbarradas
Padeiro-Mor

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Dom 24 Out 2010, 23:50

Jack escreveu:
Depois ainda dizem: ah e tal és trabalhador do estado.....
mas vocês a passearem e eu a bulir, tá male What a Face

Sabes o que me costuam dizer?
"Tivesses estudado!" lol! lol!

É assim meu amigo, cada um só tem aquilo que merece! lol!

http://www.comandopadeiros.org
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Seg 25 Out 2010, 08:47

ruimbarradas escreveu:

É assim meu amigo, cada um só tem aquilo que merece! lol!

Ai que vais levar com um cajado em cima do lombo que te esticasssssss Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

É a dor de cotovelo a falar Wink Wink Wink
krizz

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Seg 25 Out 2010, 11:01

Que belo passeio que deram!!

Fotos maravilhosas que dão vontade de partir...
BLIST

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Seg 25 Out 2010, 11:02

Catano... e eu que fui de enlatado a Mogofores e fui almoçar aos Leitões... se soubesses que tavam mesmo ali ao lado... tinhamos almoçarada certamente! Twisted Evil
André Lino

MensagemAssunto: Re: Coimbra pelas Serras   Ter 26 Out 2010, 00:27

Belas fotos!

Deve ter sido um passeio mesmo à grande!

Já tenho o vidro e os espelhos.... Será o proximo investimento um escape?! Twisted Evil

Coimbra pelas Serras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Passeio pela Serra !
» U2 em Coimbra a 02-10-2010!!!
» Parabéns a todos pelas belas fotos
» Olá de Coimbra
» Dia do Motociclista - Coimbra 17 Abril 2011

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Crónicas de Passeios-