InícioGaleriaRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cobra

MensagemAssunto: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Sab 27 Nov 2010, 21:59

Abertura da crónica...

Para já o track completo, que tive oportunidade de gravar...

Distância: 507km
Tempo total: 11:56
Tempo de andamento: 6:56
Tempo de paragem: 5:00
Velocidade média: 73km/h
Velocidade máxima: 153km/h
Elevação mínima -5m
Elevação máxima: 834m

Tracks em:
gpsies: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=eqmcntvorbcqkzgs
wikiloc: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1326240

As fotos seguirão, durante os próximos dias.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Sab 27 Nov 2010, 22:12

Aqui algumas fotos, pena nao haver registo de temperatura, mas posso dizer que o ponteiro do motor estava sempre no minimo.

http://pqua.blogspot.com/
Cobra

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Dom 28 Nov 2010, 14:17

E quando passa uma frente fria gélida pelo país, o que apetece fazer?... Meter o capacete e anda de mota!

Desafiado pelo mestre Barradas, para uma ida até à Serra de São Mamede, num fim-de-semana que prometia ser fresco, mas seco, lá me apresentei no sítio do costume à hora indicada. Ao chegar à estação de serviço, já lá se encontrava o Rui, o Rui Benedito e o Pedro Quá... Estava com impressão que iria ser o último, mas afinal não foi assim, chegando o beta depois de mim. Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer o Pedro (acompanhado da sua Big-One), e muito menos o Rui Benedito e a sua novíssima VStrom, do qual o Rui já me tinha falado.
Ao nosso encontro, também o fresquinho matinal, exacerbado pela tal frente fria que os meteorologistas tanto falavam. Eu cheguei à estação tdo enchouriçado de roupa, e tive logo q aliviar o peso, pois estava com dificuldade em mexer-me.

Cafézinho, dois dedos de conversa, e toca a subir para cima das motas e fazermos-nos ao caminho. A1, até Santarém, e muda de margem do Tejo. Recta do cabo, vira no Gado Bravo, e siga pela Lezíria pela já conhecida e deliciosa estrada que desemboca em Benavente. E depois, rio acima. Muito agradável a nacional e a passagem por todas aquelas terriólas à beira Tejo. Estava programada uma paragem no miradouro de Almourol, mas uma paragem ainda antes, em Alpiarça, revelou-se sensata, para o pessoal se aconchegar um pouco, com um cafézinho quente e um saboroso Pampilho.

Os "cavalos" no parque...

Cafézinho se faz favor...

Albufeira...

Seguimos o caminho, e a estrada começou a transformar-se, passando do rectilíneo para o levemente sinuoso... Muito do agrado de todos.

Paragem no miradouro, para apreciar umas das melhores vistas sobre o Castelo, e bater umas chapas.

O Castelo e o rio...

Os "doidos"...

Uma estatueta homenageante, no miradouro...

Ainda antes de arrancarmos, o Pedro reparou em algo que não lhe agradou na CB. Depois de uma análise mais atenta, chegou à conclusão que o moto da Big, tinha um pouco de óleo a mais.
Nada de grave felizmente, pelo menos que impedisse de continuarmos viagem.

Continuando pela margem Sul, estava planeado mudarmos de margem perto de Abrantes, mas antes, grandes curvas, com o Tejo de fundo.

Eu seguia logo atrás do Rui Benedito, e por uma ou duas vezes, vi-o a centímetros de roçar com a peseira no chão. Para quem ainda está a estudar a sua VStrom nova, nada mau, há ali muito potencial.

Finalmente mudámos de margem, atravessando Abrantes e seguindo pela A23. Aqui o pessoal folgou mais a marcha. Eu tive de refrear um pouco os ânimos, pois já tinha a câmara montada no capacete, e estava a fazer de gancho acima de certas e determinadas velocidades... Mas não os perdi de vista, nem de distância, e depois de alguns quilómetros, saímos de novo para nacionais.

Na véspera, tinha sugerido ao Rui um acertozito no itinerário, que passava por sair da A23, na saída anterior a Vila Velha, por forma a fazermos um pequeno troço maravilhoso pelo monte e serra, que já conhecia de um tempo atrás.
Esta estrada é tão bonita em traçado e paisagem, como perigosa, pelo que o Rui moderou o ritmo, como convinha. O que nos permitiu também de apreciar o bonito cenário.

Toda aquela zona é muito bonita, e aquele fenómeno das Portas de Ródão, onde o rio é apertado por duas colunas de rocha imensa é digno de ser apreciado, em qualquer altura, quer faça frio ou não.
E o Tejo aqui é único. Quem o conhece no Foz, tem dificuldade em acreditar que este é o mesmo rio que por aqui passa.

Depois do delicioso percurso sinuoso, fizemos outra paragem programada, no miradouro do Castelo, onde se acede a uma privilegiada vista sobre o Tejo a Norte e Sul das Portas de Ródão.
Pena o "fresco" que se fazia sentir. Parámos as motos junto à ermida e subimos ao miradouro. Logo ao chegarmos fomos agraciados com a vista do voo de uma graciosa ave de grande porte. Achei que por ali não haveria grifos (só lá para as margens do rio Douro), e que seria outro tipo de abutres... Mas estive a confirmar, e o que vimos, era mesmo um grifo, havendo por lá uma das maiores colónias.

Vista a Sul...

Vista a Norte...

Portas de Ródão, vistas do alto...

Miradouro...

Castelo...

E como as vistas e o frio não enchem barriga, toca a descer até Alpalhão, à procura de almoço.

A descida foi bem interessante, sempre com um cenário magnífico em nosso redor. E depois, a passagem do Tejo, onde da ponte se tem uma vista única sobre as Portas.

E mais curvas deliciosas, estas mais alargadas e folgadas. Novamente uma estrada do melhor, sempre com prados verdinhos a ladear. Já perto de Alpalhão a estrada fica mais direita, e finalmente chegávamos a localidade.
Não foi difícil dar com o restaurante, fica logo numa das ruas principais. Ninguém conhecia, mas vinha recomendado, de modo que entrámos para satisfazer o nosso apetite.
O Pedro e o Rui Benedito (que ia aquecendo as mãos com o calor do escape), já tinha sofrido um bom bocado com o frio que se fazia sentir, estavam um pouco curtos em equipamento para as condições adversas que se faziam sentir. Lá dentro, logo um ambiente agradável e quentinho para nos reconfortarmos.

No parque a arrumar a tralha...

As motas ao relento...

Ui, que bom...

A conta cifrou-se por volta dos 16€ cada, o que é razoável para os preços que por aqui se praticam. O pessoal era simpático e preocupado, mas devo dizer que não fiquei espectacularmente impressionado com o repasto. Talvez tenha sido por má escolha do prato (grelhada mista). Aí acho que quem ficou a ganhar, foi o Rui Benedito, que pediu uns choquinhos com carne e ameijoa, com excelente aspecto.

Já não me recordo com clareza, mas julgo que já seriam perto das 15h quando voltámos a vestir o equipamento e subimos para as motas. Objectivo seguinte, Marvão. Com passagem por Castelo de Vide.
Estrada boa, com muita vegetação de cores quentes, típicas por esta altura do ano. Este lugar é de facto muito agradável de percorrer. Chegada à Portagem, e subida a Marvão com aquelas curvas desafiadoras, algumas em cotovelo.
Lá em cima, entrámos na vila e estacionámos no miradouro. Ora se cá em baixo está frio, lá em cima está muito mais. O Benedito, aproveita cada paragem para "tostar" as mãos no escape, e o Pedro já começava a sentir-se mal com tanto frio.
Seguimos logo para o café, para beber qualquer coisa quente. O Pedro tratou logo ali, de pedir uns jornais, para fazer um "foro" térmico.

Vista do miradouro de Marvão...

O Pedro a forrar-se com o Jornal de Notícias...

E siga para bingo. Ainda se questionou a voltinha pela Serra, mas com uma acréscimo de apenas 3 quartos de hora, a maioria achou que valeria a pena. Em boa hora assim decidimos, pois a voltinha de Marvão a Portalegre, pela Serra, vale a pena. Estrada estreita mas boa, com curvas que cheguem e uma paleta de cores inacreditáveis e que só se conseguem apreciar no Outono.

Abastecimento em Portalegre e siga pelo belíssimo IC13, com um por-do-Sol incrível mesmo em diante dos nosso olhos. As cores do céu estavam de facto incríveis, e a estrada rectilínea que se estendia à nossa frente, fazia-me lembrar aquelas interestaduais intermináveis dos states que se fazem idealmente ao cair do Sol.

Passagem em Ponte-de-Sor, onde com a noite posta, já não se enxergou grande coisa. Ainda a meio caminho, uma paragem junto a Montargil para comer qualquer coisa e beber um galão bem quente.

Daí, seguimos para Lisboa, sempre por nacionais, com despedidas marcadas em Alcochete.

Excelente companhia, e um percurso que me deu um gozo tremendo fazer, apesar do frio que se fazia sentir. Grandes estradas e bonitas paisagens. De Almourol em diante, um percurso 5*, recomenda-se, sem dúvida a regressar.

E no final, a conclusão habitual... Grandes amigos e que grande máquina, esta a minha.

Cumps!

Última edição por Cobra em Dom 28 Nov 2010, 23:50, editado 2 vez(es)
Cobra

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Dom 28 Nov 2010, 23:30

Texto da crónica adicionado.

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Seg 29 Nov 2010, 00:14

Da minha parte apenas um breve texto, pois a máquina fotográfica ficou em casa.

Este foi um dia realmente frio. Há muito que não rolava uns kms com tanto frio, mas mais uma vez o equipamento mostrou-se eficaz, excepção feita às luvas que deixaram gelar os dedos.
Não conhecia aquele miradouro sobre o castelo de Almourol, que nos proporciona certamente a vista mais fantástica sobre o mesmo.
À saída do referido miradouro e já em direcção ao Rossio ao Sul do Tejo, começámos a apanhar as primeiras curvas que nos proporcionariam uma razoável dose de diversão e ainda a oportunidade de arredondar um pouco o pneu traseiro da minha V-Strom que está farto de andar a direito na cidade.

Assim que saímos da A23 para o fratel, fomos brindados com uma estrada estreita, mas com bom piso, que nos proporciona paisagens e vistas únicas até à chegada ao miradoro sobre as portas do Ródão.
Descendo depois até ao Tejo e passando saindo de Vila Velha de Ródão, começa novamente a diversão:
Bom piso, curvas excelentes e o ritmo aviva-se convidando-nos a tocar com a peseira no chão a cada curva... assim houvesse unhas para isso! Laughing

O almoço, não tendo sido espectacular - ai que saudades do Molh'ó Bico - deu bem para aconchegar os estômagos, e aquela sopa de tomate logo ao início da refeição, deu para nos aquecer.

A passagem por Marvão era obrigatória, o frio que lá estava em cima é que era perfeitamente dispensável.
Dali seguimos em direcção a Porto da Espada para continuar depois a descida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, sempre junto à fronteira.
A estrada era muito boa, até certo ponto. De repente, aconteceu aquilo que penso só o Pedro Quá se terá apercebido pois era quem seguia imediatamente atrás de mim. A meio de uma curva à esquerda, apanho um bocado de gravilha com dimensões consideráveis. Assim que a V-Strom pisou aquela ratoeira, começou a escorregar à séria e certamente que se fosse com outro tipo de máquina em menos de 1 segundo estaria no chão. Valeu-me a excelente máquina que a V-Strom é e ainda os sapatinhos que ela traz calçados.
Garanto-vos que nessa altura passou-me o frio que desde o início da viagem me fazia companhia. Twisted Evil

Uns metros mais à frente e vimo-nos forçados a parar, pois a estrada estava cortada para trabalhos. Rapidamente removeram as terras e lá seguimos caminho.

Devo confessar qye aquele bocado de estrada que o Cobra refere, entre Portalegre e Ponte de Sôr, inicialmente deixou-me desiludido, pois perdemos aquelas curvas espectaculares existentes entre Portalegre e o Crato, mas a verdade é que poupámos cerca de 20 minutos em relação ao que o GPS tinha previsto.
A paragem em Ponte de Sôr que tão bem teria sabido, acabou por ser adiada, pois o tasco estava fechado. Parámos então em Montargil, onde aquele galão quentinho me soube pela vida. Wink
Dali seguimos rumo a Alcochete, onde ainda tivémos que nos cruzar com um autocarro verde e horrível que vinha para o jogo de Alvalade. Evil or Very Mad

Despedidas feitas e rumava a casa, onde a primeira coisa que fiz foi enfiar-me na banheira. Razz

Mais uma vez, os meus agradecimentos a estes extraordinários companheiros de viagem.

E sim, é oficial que estou viciado e sem qualquer possibilidade de cura.
Próximo Sábado é mesmo para onde? Laughing

http://www.comandopadeiros.org
pqua

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Seg 29 Nov 2010, 02:03

Epa isto aqui, voçes escrevem muito, bem o oleo que manchou a cb ou foi o "scottoiler" a mandar muito para a corrente ou foi mesmo oleo a mais no motor, mas nao voltou a acontecer. Estava frio.

Foi um passeio porreiro a bom ritmo, (mas ha ali umas curvas que mericiam mais Smile ) Estava Frio

Estradas muito boas e paisagens ainda melhores, ainda bem que nao me deram ouvidos e fomos fazer aquela volta, muito fixe. Estava muito Frio

o almoco não foi mau, e estava quente, nao sei se ja disse mas estava frio.

Rui vale apena fazer a estrada antiga.

Tal como o Cobra disse, aqule por do sol, naquela estrada.

Pena nao so o frio mas tambem os dias serem curtos

Tenho pena de nao ter havido registo de temperatura.

A companhia foi 5*

Que venha o proximo
http://pqua.blogspot.com/
Bento

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Seg 29 Nov 2010, 11:06

Ao tempo que tenho planeado uma padeirada aí mas idealmente com pernoita para aproveitar ao máximo a zona. Infelizmente ainda não deu.
Não conheço nada dessa zona e gostava de ir lá. Terá de ficar para uma próxima vez.
ruibene

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Seg 29 Nov 2010, 22:07

Apesar do frio, valeu bem a pena o sacrificio.

Subscrevo as palavras do Rui Barradas: "proximo sabado, é mesmo para onde?"

Obrigado pela excelente companhia.
Drifterman

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Ter 30 Nov 2010, 00:30

Muito bom esse voltedo cheers pena não ter podido ir...estive até à última na esperança de vos surpreender e aparecer no local da partida para ir convosco, mas infelizmente não deu.

Mas como me estava a roer todo de inveja por vocês terem ido para o Alentejo curtir um belo dia de calor, por volta das 12 horas e já livre de como um passarinho...pensei " humm péra lá que já te digo, atão os arruaceiros andem a rolar no quentinho do Alentejo e eu aqui ao frio" ...pimba peguei na Poderosa e toma lá disto, vou dar uma voltinha...primeiro a solo e depois encontrei-me com um casal amigo, cada um no seu ferro, que também andavam a fugir do frio de lisboa e foram para o quentinho do Alentejo...e lá demos uma voltinha e malhamos umas valentes minis para manter o corpo na temperatura ideal...deu para matar o bichinho e esquecer o facto de não vos ter podido acompanhar.

Uiii aquilo é que foi apanhar calor brrrrrrr rapaziada pale
http://omeumotodiario.blogspot.com
rikcorreia

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Ter 30 Nov 2010, 08:19

Mais uma voltinha digna de Padeiros, levantar cedo para fazer km's, frio quanto baste..... é pena esses sábados ñ estarem à minha disposição....

Essas estradas do lado sul do Tejo, já algum tempo ando para fazer. Quem sabe numa próxima.

Grande abraço
krizz

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Ter 30 Nov 2010, 13:53

Muito bom!!

Eu adoro passeios de Inverno com sol... e este pareceu ser fantástico!!

Uma dica para quem ia menos protegido, comprem roupa de neve Wink
(em qualquer grande superfície dedicada ao desporto)
São roupas leves e não ficamos "enchouriçados" podendo rolar com conforto.
Cobra

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Ter 21 Dez 2010, 06:22

Finalmente o video do passeio, com alguns dos melhores troços que fizemos.

ou, no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=weKdaLTdrFk

Cumps!

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Ter 21 Dez 2010, 14:37

Daniel,

está fantástico!! alien

Belas estradas e apesar do frio, estava um belo sol de outono.

Muito bom!!

Cumps
André Lino

MensagemAssunto: Re: Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)   Qui 23 Dez 2010, 15:37

Fiquei a espumar da boca assim que me apercebi do belo passeio que perdi ! Sad

Daniel, o video está altamente!!!

Parque Natural da Serra de São Mamede (27/11/2010)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Parque Natural Serra de S. Mamede - Percursos Pedestres (5)
» Parque Natural Douro Internacional - Percursos Pedestres (4)
» Parque Natural SW Alentejano e Costa Vicentina - Percursos Pedestres (1)
» I Concentracao de Motas & Motorizadas Antigas & Novas de Vila Cova - Barcelos (2010)
» winter challenge 4x4 - Serra da Estrela‏

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Comando Padeiros - Mototurismo em Horários de Padeiro :: COMUNIDADE :: Crónicas de Passeios-